terça-feira, 15 de março de 2016

DA GENEALOGIA [12.º AVÔ HEITOR]

Heitor de Magalhães

Fidalgo da Casa Real.
Senhor da Quinta de Mariz.
Serviu, com heroísmo, em África.

Viveu na sua, acima referida, Quinta de Mariz, no Concelho de Unhão.
Casou em Lousada, Torno, cerca de 1480, com D. Leonor da Rocha, a qual morreu no mesmo concelho e freguesia em 21.10.1544.
Tiveram João de Magalhães (meu 11.º Avô), que casou com D. Maria Pinto de Azevedo (minha 11.ª Avó).
Os quais, por sua vez, tiveram, entre outros Filhos, o meu 10.º Avô Gaspar Pinto da Fonseca (n. Cinfães, Travanca — m. Cinfães, Tarouquela, 20.08.1638), Rendeiro do Mosteiro de Tarouquela, que casou com D. Ana Moreira, minha 10.ª Avó, Senhora da Casa e Quinta do Outeiro, em Tarouquela, onde ambos viveram.
Curiosamente, o meu Tio-Bisavô Carlos Moreira da Costa Pinto, que tem, por varonia, Heitor de Magalhães como 9.º Avô, adoptou na Maçonaria o nome simbólico de «Magalhães». As voltas que o mundo dá...

Nota: Não sendo possível para já indicar com precisão os locais e as datas de nascimento e morte de Heitor de Magalhães, prefiro não o fazer.

Bibliografia e Arquivos:
Nobiliário das Famílias de Portugal, Felgueiras Gaio, Carvalhos de Basto, Braga, 1989 (2.ª edição).
Arquivo-Museu da Diocese de Lamego.
Arquivo Distrital de Portalegre.
Arquivo Particular de João Miguel Costa Pinto Marchante (Autor do blogue Eternas Saudades do Futuro e desta síntese biográfica sobre Heitor de Magalhães).