quarta-feira, 11 de março de 2015

DO COMBATE CULTURAL AO PODER POLÍTICO

Sempre tive para mim como certo que o combate cultural é decisivo na conquista do poder político e no condicionamento do seu exercício; nomeadamente, levando os governos a adoptar determinadas ideias e medidas. A partir dos anos 2000, esta função — toda ela de longo alcance e, por consequência, inacessível a gente de vistas curtas —, também designada por metapolítica, passou a contar com uma nova frente de batalha, que se veio a revelar a mais importante dos nossos dias — a blogosfera.
Senão, veja-se: o actual programa político liberal, aplicado por este governo, deve muitíssimo a uma jovem geração de pensadores liberais-conservadores que, durante toda a primeira década deste século, lançou os conceitos que o sustentam e preparou as mentalidades para a sua aceitação, através dos seus blogues (não vou nomeá-los, são por demais conhecidos).
Digo isto com todo o à-vontade de quem não tem a mesma visão para Portugal — muito pelo contrário —, mas sabe reconhecer um bom trabalho de confrades bloguistas. Quisesse Deus que a nossa gente, pelas nossas ideias, soubesse levar a cabo semelhante tarefa. A bem da Tradição.