sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CARTEIRA DE SENHORA

DIA 95

Nesta altura, no ano passado, a carteira de senhora dedicou a sua crónica ao 1º de Dezembro, no seu primeiro ano como dia comum. Não podia ser diferente este ano, porque, justamente, não é um dia qualquer.

Que país é este que não comemora as datas marcantes, forjadoras da sua identidade, como a da sua Fundação e a da Restauração da sua Independência? Seremos nós apátridas? Não temos História? Aterrámos aqui vindos de outro planeta? 

Ou querem reinventar uma História? Arranjar-nos porventura um pai alemão e uma mãe francesa? Ora não querem lá ver que afinal o nosso fundador foi o Sr. Schuman!? E que os restauradores são os três da troika!?

Anda por aí quem, numa sanha inexorável e acintosa, nos queira apagar, erradicar dos mapas uma Nação que, não por acaso, até passou séculos a desenhá-los… O mais inacreditável é serem esses quem nos têm (des)governado. Ou o mais inacreditável é deixarmo-nos apagar?

Felizmente vão existindo iniciativas em prol do 1º de Dezembro, quer comemorando-o (num programa intensivo de um mês, muito bem organizado) quer lutando pela reposição do feriado (numa Iniciativa Legislativa de Cidadãos).

Parece um sinal, coincidir este 1º de Dezembro com o primeiro domingo do Advento, anúncio da chegada do Menino Jesus…. Possa também ser o anúncio da renovação da aliança dos portugueses com a sua História e identidade.

Não há borracha, por mais sofisticada e engenhosa, capaz de apagar aquilo que somos. Cuidemos, pois, de restaurar a Restauração!

Leonor Martins de Carvalho