sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CARTEIRA DE SENHORA


DIA 55

Num dia de capicua lindíssima (e não, não é por isso que pensam, ainda não cheguei lá), foi completamente previsível o papelinho da carteira. Parece querer voltar aos eixos e deixar de andar contracorrente. Veremos por quanto tempo e se não lhe é contranatura o eixo.

O tema da semana foi sem dúvida a decisão imprevista do Papa Bento XVI. Depois de ler artigos e comentários de todo o género, quem sou eu – nada e criada na fé católica, mas agora meio perdida embora ainda na esperança de reencontrar o caminho – para tecer mais um? Ia soar a impertinência e não conseguiria dar-lhe a dignidade merecida.

Diria simplesmente que não temos de questionar, especular e inventar, mas tão só aceitar uma decisão corajosa e humilde de quem agora apenas pede que rezem. Por ele, pela Igreja, pelo seu sucessor. É o que faremos, na certeza de que o Espírito Santo vai estar onde é tão preciso. E esta renúncia, vacatura e sucessão ocorrerem precisamente quando começa a Quaresma, o tempo de renúncia e preparação para a Páscoa, leva necessariamente à tentação da analogia, pela similitude dos passos, com o sofrimento, morte e ressurreição de Cristo.

Que continuemos a ter Papas coerentes e corajosos é essencial nesta época em que assanhadamente se quer apagar qualquer vestígio de tudo o que soe a religião, de tudo o que colida com o egoísmo do Homem, de tudo o que lhe tire o papel principal. E sobretudo nesta época em que a perseguição aos cristãos, nomeadamente aos católicos, é real.

Por mais que alguns senhores jornalistas entrem nessa sanha, sabem bem que o mundo precisa da voz do Papa. Pode parecer a alguns voz solitária pregando neste deserto de espiritualidade, mas não. É ouvida. Por muitos.

O folclore a que se tem assistido vem mais de fora. Os católicos penso que aguardam serenamente a escolha dos Cardeais, seja qual for, e uma Páscoa já com o novo sucessor de Pedro.

Aguardemos então. Vamos ter um novo sorriso naquela célebre janela.

Leonor Martins de Carvalho