sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CARTEIRA DE SENHORA


DIA 44

A carteira nem ousou contradizer. Hoje na sua crónica manda a História. A nossa História. A História do 1º de Dezembro de 1640, um dos seus dias Maiores, justamente o que nos devolveu a soberania. E um dos que tão pressurosamente achou este Governo poder descartar com desdém, como um qualquer dia útil de uso corrente sem mais significado do que as modas dos hodiernos dias mundiais de insignificâncias.

Porventura pensaram não se coadunar a celebração desse dia com a progressiva e inexorável perda da soberania que os nossos egrégios tão valorosamente conquistaram.

A História nestes tempos é só a da memória curtíssima, inferior a três meses se possível, para que as mentiras e traições se volatilizem na manga mágica desta política e sociedade indignas. Tudo o resto, todo o passado se destina ao crematório instituído com o fito da destruição das memórias de um povo.

Mas enganam-se. Ainda não chegámos a essa página do livro de ficção tornada realidade. Ainda preservamos a memória. Ainda não nos esvaziaram totalmente. Somos portugueses e sabemos sê-lo.

Podemos nós esquecer o dia que permitiu que Portugal continuasse a ter o seu lugar próprio na História Mundial?

Podemos nós esquecer o esforço dos nossos ancestrais para nos devolver as antigas liberdades que Espanha prometera preservar, já esquecera e estrangulava?

Querem um povo amorfo, dócil e dúctil. Querem desmemoriar-nos. Querem destruir o que resta da nossa dignidade como povo.

Um povo sem passado, sem memória, sem História, só conhece a servidão.

Mas nós temos passado, memória e História. Não nos calaremos perante Miguéis de Vasconcelos nem Condes-Duques de Olivares de paragens mais a norte.

Lembraremos todos os dias a estes senhores para quem as palavras soberania, pátria ou nação nada dizem, que estamos aqui, nós, os Portugueses que não esquecem.

Em união, do mais pequeno ao maior, do mais fraco ao mais forte, de Norte a Sul, tal como em 1640, digamos SIM ao 1º de Dezembro, celebremos este dia, celebremos Portugal!

Leonor Martins de Carvalho