sábado, 11 de junho de 2011

DA FILOSOFIA DO BLOGUE

Sugerem-me, volta e meia, que abra um blogue para falar disto e outro para tratar daquilo. Bem sei que me disperso por variadíssimos temas; mas, sempre tive um certo horror à especialização. A simples imagem da criatura que passa toda a sua santa vida ocupada com uma só tarefa, ou falando apenas sobre o mesmo assunto, assusta-me. Do que gosto mesmo é de ir aprofundando, em paralelo, vários interesses, muito ao ritmo de descobertas — ou deliciosos acasos — que vêm, quando menos se espera, enriquecer esta ou aquela área de investigação. Assim sendo, e seguindo esta metodologia, aqui — e só aqui — irei continuar a revelar pitadas das minhas incursões no mundo da Cultura, observada do meu ponto-de-vista. Pode dar-se o caso, pois, de hoje falar de Cinema, amanhã de Lisboa, depois de amanhã de Fotografia, e depois ainda de Poesia, e, ainda mais além, de Jardins, Livros e Mulheres — que são o princípio e o fim de todas as coisas —, e de Arquitectura e de Paisagismo — os males necessários para os nossos bens —, e de trinta por uma linha, passando pelo Xadrez e pela Música, e terminando na História, que anda necessitada de quem lhe deite a mão, para ver se começa a ser contada como deve ser.
Só embarca nesta viagem quem quiser, e nem é preciso tirar bilhete. Agarrem-se bem.