sexta-feira, 16 de abril de 2010

FUNDAMENTOS PARA A EUROPA

S. S. O Papa Bento XVI tem vindo a construir, pé-ante-pé, mas com passos sólidos e firmes, uma reaproximação ao Leste. Lendo a sua notável e vasta obra, ainda como Cardeal Ratzinger, encontramos o enunciado de um verdadeiro projecto Espiritual e Político para a Europa.
Nas palavras do seu antecessor, Papa João Paulo II, a Europa tem «dois pulmões» — o Ocidente e o Oriente — e precisa de ambos para viver. Este, ao ter contribuído decisivamente para a queda do materialimo comunista a leste, abriu caminho para o Velho Continente voltar a respirar com os seus «dois pulmões».
Agora, o Papa Bento XVI avança para o reencontro total com o Oriente, finalizando a missão de reunião da Europa Cristã; neste Papa, encontramos a expressão «duas asas», para designar, por um lado, a matriz romano-católica, herdada pelo permanente Sacrum Imperium Romanum nas suas sucessivas reordenações formais, congregadora dos convertidos reinos franco- germânicos; e, por outro lado, a cultura greco-cristã, que teve em Bizâncio um dos seus últimos redutos, mas que sobreviveu através da deslocação para norte, em direcção à — hoje de novo libertada e reconvertida — Europa eslava, encontrando em Moscovo uma terceira Roma, que projecta a luz do cristianismo até à Sibéria.
Ou muito me engano ou o próximo passo de Sua Santidade será a recuperação do mundo germânico (e quem melhor do que um alemão culto para o fazer?), entretanto separado de Roma pela adopção de uma forma iluminada de cristianismo...
Depois de tudo isto, finda a missão histórica deste Papa, a Europa voará de novo — e far-se-á finalmente Luz sobre a simbólica adopção, por parte de Sua Santidade, do nome do Santo Patrono da Europa: Bento.