terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

«POSTAL EM ABERTO»

Explorando as capacidades específicas deste meio — que está a gerar uma nova linguagem —, inauguro, aqui e agora, um novo tipo de postal: o «postal em aberto». O objectivo é criar uma dinâmica interactiva, entre a comunidade blogosférica, que leve — quem estiver para aí virado — a partilhar informações e gostos, contribuindo para a construção de um postal.
Sempre me pareceu que os blogues têm qualquer coisa de futurista — no ritmo, na síntese, na tendência aforística — e de surrealista — na colagem de imagens e palavras, retiradas de contextos diferentes. Possuirão estes, ainda, toda uma série de virtudes, a descobrir, que levarão ao aparecimento de novos movimentos artísticos.
A força deste novo meio de expressão está, precisamente, na possibilidade de criar uma nova forma de arte e comunicação (toda a arte sem comunicação é estéril). Para isto tudo — que não é missão fácil —, o ritmo, a plástica, as imagens, os sons, terão de ser diferentes; mais um vez, os criadores se vêem confrontados com novas ferramentas.
Testar as nossas memórias, valores e ideias, nesta linguagem emergente, será a prova de fogo para apurar a intemporalidade dos mesmos; mas — mais além ainda —, conseguir criar uma nova estética, para a nossa ética de sempre, conduzirá ao futuro! Caso contrário, mais vale mudar de referências...
(O primeiro «postal em aberto» vai aparecer já a seguir aqui em cima. Queiram os meus caros confrades blogosféricos usar o correio-electrónico, para participarem na sua construção, enviando apenas uma frase com 7 palavras).