terça-feira, 25 de novembro de 2008

ENCONTROS, DESENCONTROS, REENCONTROS E CONHECIMENTOS

Há qualquer coisa de «ponto-de-enconto» (tipo aeroporto) no blogue do meu Liceu. Felizmente, sendo esse um perigoso território das memórias e dos sentimentos, a ténue fronteira que separa o lado positivo do lado lamechas não foi ultrapassada. Há que ter em conta que recordar é renascer. E os Filipados sabem-no bem. Não tivéssemos nós a Escola toda...!
Estranho é que outros Liceus de Lisboa (e do mundo inteiro, já agora) não tenham feito o mesmo; ou seja, criado um blogue para reviver o passado, num estilo informal — revival e rétro —, como se quer nestas coisas.
Por mim, confesso, esperando não melindar ninguém, que, mais do que reencontrar velhos amigos, agora na idade da maturidade — e os Filipados, graças a Deus, e sob a protecção directa de São João de Deus, envelhecem bem —, tem sido para mim um enorme prazer conhecer pessoas de outras gerações, com quem não pude pois cruzar-me na mesma época, ou de outros «grupos» (e eu até sempre circulei entre vários, e assim continuo, eclético que sou), com que, pura e simplesmente, sem nenhuma razão em especial, não me dava na altura em que frequentei o Filipa.