quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

DO MELHOR QUE HÁ!

Estava eu hoje tranquilo numa esplanada, no meu remanso pós-prandial, tomando café e fumando uma cigarrilha, e lendo o meu digestivo livrinho do Miguel Esteves Cardoso, quando presenciei uma genial tirada de um jovem rapaz. Numa mesa próxima, mãe e filha. A primeira, com uma jovialidade requintada de bonita mulher madura; a segunda, jovem rapariga em flor, de uma frescura eufórica. Esta última, a filha, agitava-se na cadeira, mexia no cabelo, e lançava olhares — tão insinuantes, quão irritantes — a dois rapazes, da mesma idade, que se encontravam numa mesa mais além. Um deles, olhou-a nos olhos, e disparou em voz alta, mas em tom educado: «— Ó convencida!... A tua mãe é mais gira do que tu...!». Contive-me, para não lançar uma gargalhada. Limitei-me a trocar um respeitoso sorriso com a mãe. É bom saber que ainda há humor inteligente em Portugal.